PROJETO RESGATANDO
VALORES UTILIZANDO MÍDIASTECNOLÓGICAS
EDUCACIONAIS
![]() |
ESCOLA ESTADUAL
ANTÔNIO NOGUEIRA DA FONSECA
TERENOS-MS
Professora Katiane
S. Varela(Língua Portuguesa)
Professora
Jackeline(Língua Inglesa)
Professor Franklin
(Matemática)
Coordenadora
VALÉRIA FISHER
Professora Marlucia
Nunes
Professora Zoraide
Antonio
Público alvo
O projeto será aplicado nas turmas 6º ano A ,6º ano
B e 7 º ano, na Escola Estadual ANTONIO NOGUEIRA DA FONSECA no município deTerenos-MS.
DURAÇÃO: 4 SEMANAS
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por finalidade
promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente
nos educandos, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu
papel, frente aos seus direitos e deveres, para serem tambémrespeitosos perante
os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem. Os
principais materiais didáticos a serem utilizados serão a Internet e os Laptops
educacionais U.C.A.
JUSTIFICATIVA
Utilizar as ferramentas
lúdico-midiáticas (laptops U.C. A,Datashow,projetores...) para resgatar os valores morais e culturais que
parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites,
materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar
em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa,
começando pela relação família, comunidade e escola.
Na sociedade globalizada, convivem pessoas de
culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação,
como uma das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a
intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da
capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se trabalha. A moral já
se encontra presente na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No
cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas
finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita
sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente
escolar, ações e relações democráticas.
O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com
crianças e adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de
vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo
capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo
valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a
construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma
questão de todos e de cada um.
DESENVOLVIMENTO
Os temas abordados dentro da
proposta dos valores serão trabalhados com as turmas divididas em
equipes com os seguintes recursos:
· Montagem de desenhos no TUXPAINT (Laptop U.C.A);
· Slides, vídeos ou cartazes eletrônicos;
· Paródias (vídeos da Internet)
· Histórias de vida com palestras e entrevistas.
Ação dos professores:
Além de trabalhar os
valores dentro de sua disciplina, cada professor, todos os dias, lerá
mensagens, com temas relacionados a valores, para as turmas onde serão feitos
comentários, opiniões e produções de textos digitais que formarão um portfólio
para cada grupo de alunos.
ü Matemática: gráficos e estatísticas das consequências da violência
no estado e no país.
ü Língua Portuguesa: conceito e dramatização da realidade de um dos
valores e produções textuais digitais.
ü Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em
quadrinhos e dicionário de acordo com o tema selecionado.
ü Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos sobre
valores.
ü História: relatório sobre filmes assistidos.
ü Ciências: valores ambientais.
ü Arte: confecção de artigos e cartazes para decorar aescola visando
à observação do trabalho cooperativo.
ü Educação física: valorização da expressão corporal.
CONCLUSÃO DO PROJETO:
A culminância do nosso trabalho acontecerá no
findar da4ª semana do projeto com alunos e professores numa exposição cultural
a qual será realizada por cada turma relacionando os temas abordados pelos
mesmos. Os alunos deverão apresentá-los em forma de seminário seriado cujas ações
serão representadas através de painel fotográfico e slides em Power Point que
serão projetados para efetivas as apresentações.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas
atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e
questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas
diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande
grupo bem como a qualidade das apresentações dos
portfólios dos grupos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário