sexta-feira, 30 de agosto de 2013


PROJETO RESGATANDO VALORES UTILIZANDO MÍDIASTECNOLÓGICAS  EDUCACIONAIS


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTduMldx2zNIW5otJ12KixDgkaIeknjPiMfZKS_9z1PbpC4Jqp8VpCh9SXKxGpeJhV5v4Z5id1QCkFpziR7vkDrs8f-jTMQ03tB-6o1wQzzJtID6IUbphPD9e3uLT95JGjOQbBQe2r/s1600/logo+uca.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO NOGUEIRA DA FONSECA

TERENOS-MS

Professora Katiane S. Varela(Língua Portuguesa)

Professora Jackeline(Língua Inglesa)

Professor Franklin (Matemática)

Coordenadora VALÉRIA FISHER

Professora Marlucia Nunes

Professora Zoraide Antonio

 

 PROJETO RESGATANDO VALORES UTILIZANDO MÍDIASTECNOLÓGICASEDUCACIONAIS

Público alvo

O projeto será aplicado nas turmas 6º ano A ,6º ano B e 7 º ano, na Escola Estadual ANTONIO NOGUEIRA DA FONSECA  no município deTerenos-MS.

DURAÇÃO: 4 SEMANAS

 
APRESENTAÇÃO

Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente nos educandos, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, para serem tambémrespeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem. Os principais materiais didáticos a serem utilizados serão a Internet e os Laptops educacionais U.C.A.

JUSTIFICATIVA

Utilizar as ferramentas lúdico-midiáticas (laptops U.C. A,Datashow,projetores...) para  resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.

Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.

O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.

 
DESENVOLVIMENTO

Os temas abordados dentro da proposta dos valores serão trabalhados com as turmas divididas em equipes com os seguintes recursos:

· Montagem de desenhos no TUXPAINT (Laptop U.C.A);

· Slides, vídeos ou cartazes eletrônicos;

· Paródias (vídeos da Internet)

· Histórias de vida com palestras e entrevistas.




Ação dos professores:

Além de trabalhar os valores dentro de sua disciplina, cada professor, todos os dias, lerá mensagens, com temas relacionados a valores, para as turmas onde serão feitos comentários, opiniões e produções de textos digitais que formarão um portfólio para cada grupo de alunos.

ü Matemática: gráficos e estatísticas das consequências da violência no estado e no país.

ü Língua Portuguesa: conceito e dramatização da realidade de um dos valores e produções textuais digitais.

ü Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em quadrinhos e dicionário de acordo com o tema selecionado.

ü Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.

ü História: relatório sobre filmes assistidos.

ü Ciências: valores ambientais.

ü Arte: confecção de artigos e cartazes para decorar aescola visando à observação do trabalho cooperativo.

ü Educação física: valorização da expressão corporal.

CONCLUSÃO DO PROJETO:

A culminância do nosso trabalho acontecerá no findar da4ª semana do projeto com alunos e professores numa exposição cultural a qual será realizada por cada turma relacionando os temas abordados pelos mesmos. Os alunos deverão apresentá-los em forma de seminário seriado cujas ações serão representadas através de painel fotográfico e slides em Power Point que serão projetados para efetivas as apresentações.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo bem como a qualidade das apresentações dos portfólios dos grupos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário